24 de jul. de 2012

Quer ser CURADO?


Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? " Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim". Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande". João 5:1-8

 O episódio que João registra aqui no seu evangelho deve tê-lo impressionado bastante. Seu relato foi provavelmente escrito uns 60 anos depois, mas ele se lembra do que ocorrera. A pergunta de Jesus ao paralítico é curiosa: "VOCÊ QUER SER CURADO?" É lógico que o homem quer ser curado. É para isso que ele está ali junto ao tanque. E mais, ele já sofre há 38 anos! E se a pergunta de Jesus parece não ter sentido, a resposta do paralítico soa ainda mais descabida. Todavia, pensando bem, tanto a pergunta de Jesus como a resposta do paralítico têm razão de ser. O homem está há tanto tempo preso ao leito que talvez já nem queira mais viver. A resposta, entretanto, sugere que ele anseia, sim, ser curado e viver, mas sua dor já não é tanto a paralisia - é o ABANDONO. Ele não tem ninguém que o ajude. O paralítico não responde propriamente à pergunta de Jesus. A pergunta do Mestre, porém, lhe dá a oportunidade de falar do que mais o angustia. NÃO TER NINGUÉM! E Jesus veio exatamente para esses abandonados e desamparados. Isto me lembra meu trabalho com a Cruzada Mundial de Literatura. Lá estava eu na fronteira do Uruguai. Entrei numa daquelas estâncias para levar a mensagem do evangelho. Ao retornar, a porteira estava chaveada. E agora? Olhei para todos os lados e vi que de uma baixada subia fumaça. Dirigi-me para lá e uma senhora idosa me recebeu ali. Contei-lhe do meu trabalho. Ela respondeu: "Meu velho está morrendo, mas ele sempre diz que antes de morrer virá alguém." E assim pude apontar o amor de Deus àquele moribundo. Quanta gente está "A BEIRA DO TANQUE", esperando. Às vezes Deus precisa trancar um portão para encontrarmos os que esperam ser conduzidos a Jesus, a porta do céu. Hoje você tem a chance de ter esse encontro com Jesus - ou de levar alguém a ele!

"Quando você chega ao ponto de achar que não tem ninguém, 
Jesus estará por perto"

Texto de Helmuth Matschulat, Curitoba - PR extraído do livro Pão Diário
 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo