16 de set. de 2011

Jesus, O Médico dos médicos



Mensagem baseada na leitura de João capitulo 5 versos de 1 ao 14.

A enfermidade sempre nos ameaça, nos fragiliza e revela para nós nossa limitação e nossa impotência. Muitas vezes a enfermidade, desafia a própria ciência. A ciência tem um limite e ela não pode transcender esse limite. A enfermidade muitas vezes, nos reduz ao desânimo, ao abatimento, a dor e a desesperança.

Esse texto de João vai retratar a visita de Jesus à cidade de Jerusalém num tempo de festa, de celebração, de grande alegria. Jesus vai pra esta festa, por que Ele também participa e celebra conosco as nossas alegrias e as nossas vitórias. Porém diz a Bíblia que Jesus a chegar em Jerusalém, Ele deixa a festa e vai para o Tanque de Betesda, onde havia 5 pavilhões com uma multidão de enfermos. Gente cega, paralítica e muitas pessoas coxas que não podiam andar. Isso significa que Jesus se importa com a nossa dor, Ele é compassivo e misericordioso.

Jesus é O Médico dos médicos, que tem profunda compaixão por aqueles que sofrem. Diz a Bíblia que havia naquele pavilhão chamado Betesda, cujo significado é casa de misericórdia, possivelmente fosse o hospital da cidade. Havia ali uma multidão de enfermos, e a crença dominava aquelas pessoas, de que um anjo de Deus de vez em quando descia à aquele local e agitava a água do tanque e a primeira pessoa que pulava naquela água, era curado da sua enfermidade! As pessoas sempre se reúnem ao redor de algum lugar que possa-lhes trazer esperança de alívio e de cura. As multidões sempre procuraram alívio pra sua dor e cura pra suas enfermidades.

E Jesus Cristo então vai pra esse local e ao caminhar por aquele Tanque de Betesda Jesus viu um homem paralítico havia 38 anos, sabendo que este homem estava assim há muito tempo, Jesus se dirigiu a ele e perguntou: “Você quer ser curado?” O homem responde com evasiva, ele poderia responder “sim eu quero” ou ele poderia dizer “não eu não quero”. Mas esse homem responde saindo pela tangente dizendo assim: “Eu não tenho ninguém que me coloque no tanque quando a água é agitada” Jesus olhou pra ele e disse: “Então levanta-te, toma o teu leito e anda” e imediatamente o homem seguiu curado e andou.

Esse texto tem algumas lições importantes para nos ensinar.

Primeiro lugar Jesus é O Médico dos médicos por causa do seu pleno conhecimento da nossa dor, da nossa doença. Ele tem o diagnóstico perfeito das suas doenças físicas, emocionais e espirituais. Ele sabe não apenas qual é a sua doença, Ele sabe as causas desta doença. No versículo 14 deste texto de João, mostra que Jesus disse para aquele homem depois de curado: “Olhe que já estais curado, não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior”. Jesus sabia que aquele homem estava doente porque vivera uma vida desregrada lá na sua juventude, ele estava colhendo agora o que havia plantado, ele estava sofrendo as conseqüências de suas escolhas loucas e erradas. Há muitas pessoas que hoje estão sofrendo os resultados de escolhas erradas, talvez se entregando às aventuras, talvez se rendendo as seduções das drogas, talvez vivendo uma vida promiscua e agora está colhendo o que plantou.

Jesus olha pra este homem, tem o diagnóstico preciso da sua doença. Eu quero dizer pra você que Jesus também sabe quem é você, conhece o seu nome, conhece o seu passado, conhece a sua história, as suas dores, os seus traumas, os seus pecados, seus vícios, aquilo que marcou a sua vida a sua juventude o seu passado, coisas que talvez você até hoje não conseguiu se desligar e que ainda hoje perturba a sua alma, aflige o seu coração, esmaga as suas emoções. Jesus não apenas é o médico dos médicos porque tem o conhecimento pleno da sua doença, mas Ele é o médico dos médicos por que Ele tem compaixão por você.

Jesus perguntou a aquele moço “Você quer ser curado?” e quando Jesus faz essa pergunta você pode questionar: Bom, mas esta não é uma pergunta que se faz para um doente, é claro que todo doente quer ser curado! Mas por que Jesus perguntou? Porque Jesus queria levantar uma outra problemática na vida deste homem: Porque é que ele estava doente? E mais pra diagnosticar, detectar uma doença mais grave do que a paralisia. Quando este homem responde assim “Eu não tenho ninguém” ele está mostrando que existe uma doença na sua alma pior do que a doença física: o abandono, a dor de se sentir um objeto descartável, o desprezo da família, o desprezo dos amigos, ser considerado apenas uma coisa que se joga no canto e esquece pra lá por 38 anos. Este homem vivia uma dor profunda todos os dias na sua vida.Ele via de vez em quando alguém pulando naquela água e sendo curado e ele ficando pra trás. Um coxo não pode andar, um coxo não pode saltar, e ele era o ultimo candidato a um milagre e ele vendo coisas acontecendo a sua volta e ele ficando prisioneiro na masmorra das suas angustias, dos seus traumas, das suas dores emocionais.

A Bíblia diz que “ A esperança que se adia adoece o coração” (Provérbios 13.12) e este homem estava doente emocionalmente, doente espiritualmente, doente fisicamente. Mas Jesus é o Médico dos médicos, não apenas porque conhece, não apenas porque se compadece, mas Ele é o Médico dos médicos porque Ele tem todo o poder e tem toda autoridade nos céus e na terra. Jesus que sabia quem era aquele homem, tinha o diagnóstico pleno nas suas mãos, dá uma ordem maravilhosa pra este homem “Levanta-te, toma o teu leito e anda” outra coisa que aparentemente não faz sentido, andar sempre foi o sonho o desejo deste homem durante anos, mas aquilo que você não pode fazer pela Palavra de Jesus você pode fazer. Aquele que dá a ordem dá o poder para que essa ordem se cumpra.

Jesus Cristo disse “Levanta-te, toma o teu leito e anda” e de repente os músculos, os nervos, os ossos, a pele vão se esticando e vão recebendo tônico de vida e vão recebendo vitalidade, e este homem que certamente já estava definhado, com seus músculos atrofiados, com a sua pele enrugada, com seu corpo todo caquético, se levanta com vigor, com saúde e se põe a andar, com todo vigor a ponto de poder carregar a sua cama. Eu quero dizer pra você que Jesus tem poder para curar a enfermidade física, emocional e espiritual, não há causa perdida para Jesus, não há problema insolúvel pra Jesus, não há caso irrecuperável pra Jesus, ponha a sua doença nas mãos do Médico dos médicos, por que Ele é poderoso pra fazer um milagre também hoje na sua vida, hoje Ele esta visitando a sua casa, hoje Jesus o Filho de Deus está visitando o seu lar, o seu coração e a sua vida. E Ele está fazendo uma pergunta a você “Você quer ser curado?” Ele está lhe dando uma ordem, então “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.

Certa feita Jesus entrou em uma sinagoga e lá havia um homem com a mão direita seca, mirrada e Jesus querendo salvar e libertar e curar aquele homem deu uma ordem pra ele: “Ponha-se de pé, vem para o meio, estenda tua mão” e aquele homem que estava com a mão encolhida e seca, pela ordem de Jesus movido pela fé estendeu a sua mão, os seus osso, nervos e músculos vão se esticando e vão se recompondo e aquele homem tem a sua mão direita completamente curada e restabelecida imediatamente. Aquele que dá ordem dá o poder pra que a ordem se cumpra.

Certa feita Jesus chegou em Betânia, Lázaro seu amigo estava morto e sepultado há 4 dias, Jesus se dirigiu a porta do túmulo e mandou tirar a pedra. Marta irmã de Lázaro interveio dizendo “Senhor já cheira mal, agora é tarde de mais, é um problema sem solução, é uma causa perdida” Jesus olhou para Marta e disse “Marta, se creres verás a Glória de Deus” e Jesus chegou na boca daquele túmulo, uma caverna cavada na rocha e Jesus grita caverna a dentro “Lázaro vem para fora” e aquele que estivera morto a 4 dias escuta a voz de Jesus, atende a voz de Jesus e sai da sepultura vivo. Aquele que dá ordem dá o poder pra que a ordem se cumpra.

Você quer ser curado? Você quer ficar livre do seu mal? Você quer ficar livre da sua doença emocional, espiritual e física? Pois Jesus é poderoso pra realizar este prodígio e este milagre na sua vida, segundo o Seu propósito, segundo o Seu querer, segundo a Sua vontade boa, perfeita, agradável e soberana.
Diz a Bíblia que imediatamente este homem se viu curado e põe-se a andar. A cura de Jesus não é a crediário, não é a prestação, ela é plena, ela é eficaz, ela é imediata. Ainda hoje Jesus pode fazer a mesma coisa por você e por mim, segundo o Seu propósito, segundo o Seu querer soberano para o louvor da Sua glória, Ele pode.

Certa feita um leproso chegou pra Jesus e disse: “Senhor se tu quiseres, tu podes purificar-me” Poder Ele tem, se for da Sua vontade, se for do Seu propósito, se for para o louvor da Sua glória, Ele tem poder e Ele é compassivo pra realizar este milagre também hoje na sua vida e na minha vida.

Você quer ser curado?

Perceba que esse homem enfrenta 3 problemas:

*uma doença espiritual, ele está doente assim por causa de um pecado que cometeu lá na sua juventude, e o pecado é a maior de todas as doenças, o pecado é uma doença mortal, porque “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23)
*uma doença emocional, ele se sente abandonado, ele se sente descartado pela vida, ele se sente desprezado pela família e pelos amigos, ele não tem ninguém, vive só mergulhado na solidão
*uma doença física, paralisia, ele não consegue andar há 38 anos

Mas o Médico dos médicos chegou na casa de misericórdia, o Médico dos médicos o viu, o Médico dos médicos compadeceu-se dele, o Médico dos médicos perguntou a ele: “Você quer ser curado?”, o Médico dos médicos o levantou da sua paralisia, trouxe a ele saúde, trouxe a ele libertação, trouxe a ele perdão, trouxe a ele vida e vida em abundância.

O mesmo Jesus pode fazer agora também na sua vida. O Médico dos médicos, o Filho de Deus, nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo, Ele conhece você, Ele ama você, Ele se importa com você. Talvez você que esta lendo agora está vivendo um drama enorme na sua vida ou na sua família, talvez de doença, talvez de perturbação emocional, talvez de se sentir machucado e ferido pela vida. Agora mesmo Jesus está visitando a sua casa e agora mesmo Ele pode fazer um milagre também na sua vida. Põe a sua vida nas mãos do Médico dos médicos, ore neste momento:

Deus querido muito obrigado pela Tua Palavra, muito obrigado por este relato das Escrituras, muito obrigado por Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre será o mesmo. Ele tem todo poder, Ele tem toda autoridade, Ele é compassivo, e misericordioso. Senhor visita a casa daqueles que estão lendo essas palavras, põe a Tua mão sobre aqueles que estão doentes, feridos na alma, prisioneiros de seus pecados, dá-lhes perdão, dá-lhes libertação, dá-lhes cura, para testemunho do Evangelho pra Glória do Teu Nome. Nós entregamos esta causa no Teu altar e oramos em Nome de Jesus. Amém

Pr. Hernandes Dias Lopes

Jesus visita a Casa de Misericórdia de Jerusalém, onde havia multidão de enfermos cegos, coxos e aleijados. Jesus viu ali um paralitico há 38 anos preso a sua cama. Jesus é o Médico dos médicos por causa do seu pleno conhecimento. Jesus não diagnosticou apenas sua doença, mas também a causa. Jesus compadeceu-se dele e fez uma pergunta maravilhosa: “Queres ser curado?” Jesus lhe deu uma ordem maravilhosa: “Levanta-te, toma o teu leito e anda” Finalmente temos um resultado maravilhoso, imediatamente o homem se viu curado. Aquele homem que tinha uma doença física que o prendia na cama, uma doença emocional que o atormentava e uma doença espiritual que o condenava, Jesus o curou, o libertou e o salvou. Hoje Jesus pode fazer o mesmo na sua vida.

Presb. Daniel Sacramento

Obs: este texto foi extraído do vídeo do link à cima, por falar grandemente ao meu coração eu quis traze-lo aqui para o blog, creio que alguém ao ler será tocado de alguma forma, assim como eu fui. Coloca Pai as Tuas mãos santas sobre a vida de cada um que ler essa mensagem. Transforma, cura e liberta todo aquele que procura por Ti. Em Nome de Jesus.
*Neiva*

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo