6 de mar. de 2012

O Benefício das Provações



Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. (Tiago 1:2-4)

A resposta humana natural às provações não consiste em se alegrar; portanto, o cristão deve assumir o compromisso sério de enfrentar as provações com alegria.
Embora a palavra provações nos sugere problemas ou algo que quebre o padrão de paz, conforto, alegria e felicidade na vida de uma pessoa; Deus permite essas provas para provar e aumentar a força e a qualidade da fé que a pessoa professa e demonstrar a validade dela.

Toda provação torna-se uma prova de fé que tem por objetivo fortalecer; se o cristão não consegue passar nessa prova por responder a ela de maneira incorreta, essa prova então se torna uma tentação, ou leva ao pecado.

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. (Tiago 1:13)

Toda situação difícil que surge na vida de um cristão pode fortalecê-lo, se ele obedecer a Deus e permanecer confiante em seus cuidados, ou tornar-se uma incitação ao mal se, em vez disso, ele preferir duvidar de Deus e desobedecer à sua Palavra. Por sua natureza santa Deus não pode fazer o mal e nem é vulnerável a ele. Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade.” (Habacuque 1:13)

Deus permite que as provações aconteçam e, em meio a elas permite que a tentação venha, mas prometeu que não permitirá tentação maior do que aquela que os cristãos possam suportar e que não deixará de prover um escape. Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Coríntios 10:13) Cabe aos cristãos escolher se vão aceitar o escape que Deus provê ou ceder à tentação.

Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tiago 1:15)

O pecado não é um simples ato espontâneo, mas o resultado de um processo. É o que vemos nessa passagem, Tiago personifica a tentação e mostra que ela pode seguir uma sequência  semelhante ao processo de concepção e ao nascimento físico e produzir o pecado com todos ao seus resultados finais.

A provação da fé leva os cristãos a uma comunhão mais profunda com Cristo e a uma confiança maior nEle – qualidades que, por sua vez, produzem um caráter estável, piedoso e justo.

O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. (1 Pedro 5:10)

Os cristãos devem viver com o entendimento de que os propósitos de Deus que se cumprirão no futuro exige certa dor no presente. Embora esteja sendo pessoalmente atacado pelo inimigo, o cristão está sendo pessoalmente aperfeiçoado pelo Senhor.

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. (2 Coríntios 12:9)

Deus não retiraria o espinho, como Paulo havia pedido; no entanto, o supriria continuamente com graça para que pudesse suportá-lo. Paulo não se agradava do sofrimento em si, mas se alegrava no poder de Cristo revelado por meio dele.

Por meio das provas, o cristão aprenderá a resistir com tenacidade à pressão de uma provação até que Deus a elimine no tempo determinado por Ele e aprenderá até a apreciar os benefícios.

Quanto mais fraco o instrumento humano, mais claramente brilha a graça de Deus.

*Neiva*

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo