9 de nov de 2011

Encanto


"Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.2)

Leitura Bíblica: Josué 7.19-26

Foi apenas um objeto pequeno e colorido pendurado numa árvore de Natal, mas encantou-me num programa na nossa igreja,tanto que ficou como minha única lembrança do tempo de quando tinha uns quatro anos de idade. Para um adulto seria um enfeite como outros, mas para um garotinho qualquer coisa brilhante encanta. Nada precisa ser de grande valor para fascinar o sentimento de alguém. Custa aprender que "nem tudo que brilha é ouro". Você notou no trecho lido o que encantou Acã? Eram apenas coisas materiais (não tinham nenhum mal em si), mas suficientes para cativar sua atenção. Antes do texto que você leu, o versículo 11 diz: "Apossou-se de coisas consagradas, roubo-as... e as colocou junto de seus bens". Custou uma derrota de Israel numa das campanhas de conquista da terra prometida. Finalmente ele confessou o seu pecado,mas nem por isso escapou do juízo de Deus.

Se tivesse mantido a comunhão com Deus, Acã teria tido forças para resistir à "cobiça dos olhos e à ostentação dos bens" (1Jo 2.16). Foi o seu amor ao mundo material que o levou à derrota. Foi descoberto por meio de um processo indicado por Deus, mas escondeu a verdade até o ponto de ser confrontado, perdendo a chance da misericórdia de Deus. Feliz teria sido Acã se não permitisse o mau pensamento dominar o seu coração. Não manteve seu foco nas coisas "do alto", na conquista da terra segundo a vontade de Deus, mas nas "coisas terrenas", como diz o versículo em destaque. Trocou o ideal de uma terra conquistada para ser o berço do Messias prometido por algo de tão mesquinho valor. Quando perdemos o "amor a Deus sobre todas as coisas", o pensamento tende a contemplar "as coisas terrenas". Moisés, "por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa" (Hb 11.26). Escolha melhor que Acã!

Nada vale mais que uma vida em paz com Deus.

Texto de Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá - Extraído do Livro "Pão Diário"

"Como Acã, nossas ações afetam mas as pessoas do que apenas a nós mesmos. Fuja da tentação de pensar que seus pecados são muito pequenos ou pessoais para machucar alguém além de si próprio.

Deus não fica contente em fazermos o que é certo apenas parte do tempo. Ele quer que façamos o que é certo em todo o momento. Estamos debaixo de suas ordens para eliminar quaisquer pensamentos, práticas ou possessões que dificultem nossa devoção para com Ele."

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo