31 de mai. de 2011

Êxodo


Levante-se… deixe… saia – estas são boas palavras para os presos ou escravizados. Alguns, no entanto, resistem à ordem para marchar, preferindo o ambiente a que estão acostumados a deparar-se com o novo e desconhecido. Não é fácil trocar a confortável segurança do conhecimento por um futuro incerto. E se Deus nos der a ordem para marchar? Seguiremos a sua liderança? Êxodo relata uma série de chamados de Deus e as respostas de seu povo.
Quatrocentos anos haviam se passado desde que a família de José se mudara para o Egito. Estes descendentes de Abraão agora tinham aumentado o seu número para mais de dois milhões. Para o novo Faraó, os hebreus eram estrangeiros, e seu número tornava-se assustador. Faraó decidiu escravizá-los, temendo uma virada na balança do poder. Este foi seu maior erro, pois Deus veio socorrer o seu povo.
Por meio de uma série de acontecimentos notáveis, um menino hebreu, chamado Moisés, veio a ser príncipe no palácio de Faraó e mais tarde um exilado em terras desérticas. Deus visitou Moisés na misteriosa sarça de fogo ardente. Moisés tentou argumentar, mas acabou concordando em retornar ao Egito para liderar a libertação do povo de Israel. Faraó foi confrontado e, após um ciclo de pragas e promessas feitas e quebradas, Israel foi libertado de seu cativeiro.
Não foi tarefa fácil mobilizar esta massa humana. Mas eles marcharam para fora do Egito, pelo mar Vermelho, e entraram no deserto seguindo a Moisés e as colunas de nuvem e de fogo. Apesar da contínua evidência do amor e poder de Deus, o povo queixou-se e começou a sentir falta de seus dias no Egito. Deus supriu suas necessidades físicas e espirituais com alimentos e local para adoração, mas também julgou-os por sua desobediência e incredulidade. Durante um dramático encontro com Moisés no Sinai, Deus entregou suas leis para um viver correto.
Deus guiou Moisés e a nação de Israel do mesmo modo que deseja nos guiar. Será que Ele está preparando você para uma tarefa específica? Ele estará com você; obedeça-lhe. Será que Ele está libertando-o de um inimigo ou uma tentação? Confie nEle e faça o que Ele mandar. Você já ouviu suas claras direções morais? Leia, estude e siga a sua Palavra. Será que você não está sendo chamado para uma verdadeira adoração? Descubra a presença de Deus em sua vida, no lar e na congregação dos crentes. Êxodo é a maravilhosa história da direção de Deus. Leia-o com a determinação de seguir a Deus por onde quer que Ele o guie.

**********


Propósito: Registrar os acontecimentos da libertação de Israel do Egito e seu desenvolvimento como nação.
Autor: Moisés
Data: 1450 – 1410 a.C., aproximadamente a mesma data de Gênesis.
Onde foi escrito: No deserto, durante as peregrinações de Israel, em algum lugar da península do Sinai.
Panorama: Egito. O povo de Deus, tendo uma vez sido favorecido na terra, é agora escravo. Deus está prestes a libertá-lo.
Versículo-chave: “E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores […] Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (3.7,10).
Pessoas-chave: Moisés, Miriã, Faraó, a filha de Faraó, Jetro, Arão, Josué e Bezalel.
Lugares-chave: Egito, Gósen, rio Nilo, Midiã, mar Vermelho, península do Sinai e monte Sinai.
Características particulares: Êxodo relata mais milagres do que qualquer livro do Antigo Testamento e é notório por conter os Dez Mandamentos.


(Texto extraído da Biblia de Estudo Aplicação Pessoal da CPAD – e trecho extraído da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal da CPAD)

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo