7 de fev. de 2012

Perdão



Uma das coisas que nós ouvimos muito falar e lutamos muito contra, é com relação a entender o significado de uma palavra tão simples, mas tão poderosa, a palavra é perdão. Eu aqui não vou falar que você deve perdoar, eu quero chamar a sua atenção, para o que Deus fala na Palavra dEle.
Eu tenho visto e ouvido muitas pessoas que chegam pra se aconselhar, para abrir o coração e muitas vezes sem entender porque determinadas coisas acontecem na vida dessas pessoas e que parece que atrasa de uma certa forma o crescimento delas. E Deus nos mostra, porque sempre que vamos ministrar conversar com alguém, nós precisamos orar, precisamos pedir a Deus que Ele seja o condutor de todas as coisas. A gente não pode nem deve falar pra ninguém que vai ajudar, sem a direção do Espírito Santo de Deus. Se não serão palavras de homens, e é claro as vezes adquiridas com conhecimento e experiências. Mas a melhor forma de você ajudar a outra pessoa é orando e pedindo a Deus a direção do Espírito Santo de Deus pra que Ele te ajude e ajude essa outra pessoa que está pedindo ajuda a você.
Nós temos visto aqui algumas situações em que simplesmente a falta de perdão faz toda a diferença. Ou a vontade de liberar esse perdão ou a vontade de perdoar também. E a Palavra ela é riquíssima quando se fala em perdão e em perdoar.
Vamos meditar em alguns versículos e nos colocar diante de Deus para que Ele nos mostre o que quer nos dizer a respeito disso:

No Salmo 86 versículo 5 já começa dizendo assim: “Pois Tu, Senhor, és bom e pronto a perdoar; e abundante em benignidade para todos os que te invocam”.  Se Deus, que é Todo Poderoso, Soberano, Acima de todas as coisas, Senhor do universo, Rei das nações, se Ele está pronto para perdoar vamos pensar em nós; se nós filhos escolhidos pela misericórdia dEle pra estarmos aqui e fazer a vontade dEle, para que o Reino dEle seja engrandecido, porque que nós não conseguimos perdoar?

Mateus 18: 21,22 diz: “Então, Pedro, aproximando-se dele perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu ei de perdoar? Até sete? E Jesus respondeu: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete”

Marcos 11: 25,26 diz: “Quando estiveres orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu vos perdoe as vossas ofensas. Mas se vós, não perdoares, também vosso Pai que está no céu não vos perdoará as vossas ofensas”

Lucas 17: 3,4 diz: “Tende cuidado de vós mesmos, se teu irmão pecar, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia; e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoaras”

Colossenses 3:13 diz: “Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro. Assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também”

1João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”

Eu quero é lembrar você que muitas vezes acontecem coisas na nossa vida, que é claro nos entristece, nos desanima e nos deixa pra baixo. Mas muitas vezes é difícil pra nós perdoar uma pessoa e principalmente da nossa família quando essa pessoa nos machuca tanto, nos maltrata tanto. Na Palavra de Deus quando Jesus estava na cruz no finalzinho Ele disse “Senhor, perdoa porque eles não sabem o que fazem”, muitas vezes as pessoas que te machucam, que te ferem, elas realmente não sabem o que estão fazendo. Muitas vezes e a maioria delas por problemas que tiveram na sua infância, no decorrer da sua vida, por não ter recebido algo, por não ter recebido amor, por não ter recebido atenção, um profundo sentimento de rejeição, uma busca incessante de acolhimento de reconhecimento na sua vida, uma busca incessante de que as pessoas a amem; e as vezes elas buscam isso em outros lugares. Você sabe que muitas vezes e na maioria delas, em 98% dos casos de homossexualismo tanto de mulheres quanto de homem, vem exatamente da carência do pai ou da mãe. Muitas vezes as pessoas procuram esse colo, no colo de outra pessoa; buscando identificar, buscando receber o amor que gostaria tanto de ter recebido do seu pai ou da sua mãe. E quando ela não tem isso, é lógico ela vai procurar em alguma coisa em alguém, há pessoas que buscam a resposta que buscam se abastecer de coisas materiais. Você já ouviu a pessoa dizer “ah, hoje estou muito pra baixo, vou pro shopping, vou comprar alguma coisa, vou ficar bem”, não é assim? As pessoas buscam se completar em outras coisas ou em outras pessoas, as pessoas buscam a resposta para saciar uma rejeição profunda em algo, as vezes é no sexo, as vezes é no trabalho, trabalha excessivamente, as vezes é na busca de uma fuga em outra coisa. Há pessoas que viajam muito, pessoas que não conseguem ficar quietas, não conseguem ficar paradas é uma ansiedade constante. Se for analisar profundamente, aquela pessoa ela tem um problema enorme de rejeição, ela não se acha, não consegue ficar parada, sua ansiedade é tanta que ela não tem condições de parar no canto, ela precisa estar ativa, se mexendo, falando, movimentando, tocando...ela não tem paz.

Resumindo tudo isso, o que tem a ver com o perdão? Vamos dizer que você tem um caso na sua família, uma pessoa que você ama muito, que você quer de mais ela pra Jesus, mas ela é uma pessoa difícil, ela é uma pessoa que não te dá abertura pra chegar próximo. Talvez essa pessoa não goste de ouvir falar de Deus, talvez ela não goste de ouvir falar da Palavra, seja o que for. Então como é que você vai se aproximar dessa pessoa, se aproximando! Ah, ela não me dá abertura! Sabe quem é que vai te dar estratégias pra que você chegue junto dessa pessoa? É Deus. Ele vai te dar a estratégia certinha pra você atingir o coração daquela pessoa. “Um Pastor amigo nosso, nos contou uma vez que o pai dele sempre foi muito bravo, muito turrão, não gostava que se aproximasse dele pra dar um beijo na sua cabeça, ou dar um beijo nele, porque ele achava que isso não era coisa de homem. Mas ele disse que depois que ele se converteu, que Deus tratou a vida dele, ele começou a fazer uma coisa muito simples, começou a orar pelo pai dele, começou a perdoar o pai dele, começou a liberar o perdão sobre o pai dele, começou a olhar para o pai dele e pedir ao Senhor que ele pudesse olhar para o pai dele como Jesus olha pra ele, e pediu ao Senhor que desse amor por aquela vida, porque a dureza no coração daquele homem não era uma coisa estabelecida por Deus.” Se você tem alguém na sua casa, na sua família, no seu trabalho, ou próximo de você,  que ela é muito dura no coração, que essa pessoa não deixa ninguém se aproximar, essa pessoa é difícil, ela não recebe um carinho, saiba que isso não é plano de Deus. As pessoas muitas vezes se comportam assim por uma auto defesa, tentam se defender por medo de sofrer mais do que já sofreu. Então por isso, é que nós devemos olhar para essa pessoa como Jesus olha, e não repreendendo e não dizendo “ah ela é assim mesmo, deixa pra lá, eu to fazendo a minha parte e tudo bem” não. Faça a sua parte sim, mas ore por ela, peça estratégias a Deus, se aproxime dela, comece a chegar perto do coração dela e dizer “eu te amo”, independente do coice que você vai levar, leve coice, mas não permita que aquela vida vá para o inferno. Os primeiros coices são os piores, os outros serão menos doloridos. Pague o preço. Jesus pagou um preço por você e por mim, e foi preço de morte na cruz, o sangue dEle foi todo derramado. E voltando ao caso do nosso amigo Pastor, quando ele começou a chegar junto, a primeira reação que ele teve foi de dar um beijo na cabeça do pai dele, o pai ficou meio travadão, achou meio esquisito. E ele insistiu. Todas as vezes que ele ia visitar o pai, pedia a benção e dava um beijo na cabeça dele. Ele conta que chegou um ponto, que o pai dele já estava colocando a cabeça para ele dar o beijo. Olha que coisa linda! Será que isso não pode acontecer com você, sua mãe, seu pai, seu irmão, seja quem for.

O perdão ele quebra todas as cadeias. O perdão tem um poder poderosíssimo. Abre o seu coração para que Deus trabalhe nele. De repente você precise tratar ai no seu coração, para que o perdão possa existir e ser liberado na vida daquela pessoa. Quando você libera o perdão você também é livre, você é liberto também. Porque aquela barreira que existia entre você e aquela pessoa vai se quebrar. Tome a posição. A Palavra diz, lá em Marcos “quando você estiver orando, perdoa; se você tem alguma coisa contra alguém, perdoe”.  “Se algum irmão seu pecar, você vai repreender; se ele vier varias vezes ao dia pedir perdão a você, você vai dizer eu te perdoou”. E também tenha sabedoria, não é você chegar para aquela pessoa que não conhece Jesus e não tem nenhum conhecimento da Palavra e dizer “Eu te perdoou e te libero” não, você começa a agir diferente, e dentro de você, você está orando e pedindo a Deus estratégias de como se aproximar. De repente você vai chegar na casa de sua mãe de seu pai, ou daquela pessoa e vai tomar uma posição. Faça primeiro para que a resposta venha. A iniciativa tem que ser sua. Ah, mas porque eu? E por que não você? A iniciativa do Pastor resultou em bênçãos, hoje o papai dele coloca a cabeça pra ele dar um beijo, antes ele não queria nem olhar. Mas existiam coisas ali naquele coração que Deus foi tratando com o simples gesto do Pastor. Se você começar a agir de acordo com as estratégias que Deus te dá, não tenha dúvida, Deus vai agir naquela situação. Faça a sua parte. Ah eu preciso me consertar com meu marido, com minha esposa, com meu irmão, com minha mãe, com meu pai, com meu vizinho, seja com quem for, Deus Ele quer isso. Se eu e você confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, e vai nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça. Deus é bom e esta sempre pronto a perdoar, é a Palavra dEle que diz isso. Tome a iniciativa agora, hoje, você vai ver a diferença. Talvez você esteja pensando,poxa pra mim é tão difícil, como é que eu vou fazer? Olha é muito simples: Senhor me dá uma estratégia. Pai, eu preciso me acertar com a minha mãe, com o meu pai, eu quero falar hoje com ele(a). Eu preciso fazer a minha parte, eu quero que ele(a) veja Jesus em mim e que ele(a) possa também conhecer esse Jesus que eu conheço e amo tanto. Me ajuda Senhor, me mostra o que eu tenho que fazer. Existem pessoas que tem as formas corretas de serem fisgadas e pescadas, e Deus sabe disso mais do que ninguém porque um dia Ele nos fisgou Ele nos pescou, não fomos nós que escolhemos a Ele e sim Ele que nos escolheu. Então Ele sabe exatamente como me conquistar, como conquistar o seu pai, a sua mãe, o seu irmão, o seu vizinho, seja quem for. Basta que você abra o seu coração e diga “Senhor eu quero, em ensina”. Fique disposto a ouvir a Deus, abra seu coração e diga “Senhor eu quero perdoar, eu quero liberar o perdão, eu quero falar com fulano, eu quero me acertar com ele, eu não quero mais viver essa situação, essa situação pra mim não é benção, o Senhor quer a restauração da minha família, o Senhor quer a restituição do meu relacionamento, é isso que eu sei que o Senhor quer, por que o Senhor ama a família, o Senhor ama os relacionamentos e foi o Senhor quem criou os relacionamentos para que nós como igreja pudéssemos nos relacionar com o mundo”. Deus está muito mais interessado que você na restauração da sua família. Então se pra você está difícil, abre seu coração pra Deus. Muitas vezes Deus vai falar com você pra acertar o seu coração pra depois você conquistar o coração daquela pessoa que você quer se acertar. O primeiro tratamento vai partir em você, você precisa chegar e abrir o seu coração e dizer “Senhor eu preciso realmente quebrar algo aqui dentro pra poder me aproximar de alguém”. Talvez a parede foi você quem construiu, talvez o muro esteja entre você e a pessoa e não entre a pessoa e você, o muro deve estar do lado de cá, bem rebocadinho. Tem muros ai que são enormes e grossos, e que foi eu ou você quem construiu. Então diz a Deus “Senhor eu quero destruir, eu quero derrubar esse muro hoje. Me ajuda, como eu faço? Me perdoa Senhor porque eu a tratei assim”. Deus vai te mostrar o que você deve fazer.  Nossa tendência é achar que a outra pessoa é que tem problemas é que veio a nos causar um problema, não, vamos primeiro pensar em nós, o que foi que eu fiz? Então se Deus não te mostrou nada com relação a você, então vamos orar e pedir uma estratégia a Ele para nos aproximarmos dessa pessoa. Talvez o problema esteja ai no teu coração, talvez esteja ai no seu relacionamento, na sua forma de tratar aquela pessoa, e que aquela pessoa esta vendo em você algo que para ela não é benção, mas que você seja essa benção! Jesus te trouxe aqui para que você seja benção! Então seja uma benção, confessa os teus pecados, Ele é fiel e justo pra te perdoar.

A Palavra diz que nós precisamos cuidar de nós mesmos  “Tende cuidado de vós mesmos” então ore, peça a Deus que te mostre como derrubar os muros e Ele vai te mostrar, Ele vai te dizer exatamente como chegar naquela pessoa em nome de Jesus.

Vamos orar: Senhor, a tua Palavra diz que quando nós estivermos orando nós devemos perdoar, se nós temos alguma coisa contra alguém para que o nosso Pai que é o Senhor que está nos céus nos perdoe também as nossas ofensas. Senhor dar-nos hoje as estratégias, me mostra Senhor que muro ainda existem para que eu os destrua em Teu nome, Pai o que eu preciso fazer hoje, pra eu me aproximar daquela pessoa. Senhor o que eu preciso fazer para que o meu coração esteja aberto, esteja pronto para receber as Tuas estratégias, pra que eu possa me comunicar com essa pessoa, pra que eu possa chegar perto dessa pessoa, pra que eu possa ser benção pra essa pessoa. Senhor me ajuda Deus, e nessa hora eu quero confessar os meus pecados, eu quero confessar que eu falei, que eu pensei, que eu tratei mal essa pessoa. Mas eu quero agora Senhor receber o teu perdão, porque eu sei que o Senhor é fiel e justo, e perdoa os meus pecados, eu sei que o Senhor é bom, e o Senhor está pronto sempre a nos perdoar, porque a Tua benignidade é grande e abundante para aqueles que invocam o Teu nome e nós estamos invocando o Teu nome agora. E nessa hora eu quero Deus em nome de Jesus liberar, essa pessoa para que ela possa ter um tempo bendito comigo, pra que eu possa ser canal de Jesus aqui na Terra pra vida dessa pessoa. Senhor eu quero me concertar, faz a Tua obra em mim, eu quero que o meu coração esteja aberto pra receber o teu conselho. Senhor a Tua vontade é perfeita é boa e agradável, e eu quero receber de ti e recebo agora em nome de Jesus o teu perdão e libero a vida de fulano (a). E que em nome de Jesus Ele traga hoje a restauração a restituição da sua família,dos relacionamentos. Que o Senhor te abençoe e te guarde, que Ele faça resplandecer o rosto sobre você, que tenha misericórdia de nós e nos de a paz.

Pr. Ricardo Pires (Web Radio Rhema)

Que Deus abençoe infinitamente sua vida Pr. Ricardo, que é um canal de benção para muitas pessoas, inclusive para mim. Nosso Senhor é maravilhoso, Ele nos diz aquilo que precisamos ouvir e não aquilo que queremos! Deus seja louvado por sua vida. 
Obrigada Senhor por falar comigo, por responder as minhas perguntas e por me doutrinar.

*Neiva* 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo