7 de out. de 2011

Jeremias


O que é sucesso? A maioria das definições inclui referências a alcançar metas e a adquirir riqueza, prestígio, favor e poder. As pessoas bem-sucedidas desfrutam de uma boa vida, sentem-se financeira e emocionalmente seguras, por estarem cercadas de admiradores e desfrutarem do fruto de seu trabalho. Normalmente, são líderes e/ou formadores de de opinião que ditam as tendências. Seu exemplo é imitado; suas realizações são notadas. Eles sabem quem são e para onde estão indo e, a passos largos e confiantemente, vão ao encontro de seus objetivos. 

De acordo com essas definições, Jeremias foi um pobre fracassado. Por 40 anos serviu como porta-voz de Deus para Judá, mas quando falava, ninguém ouvia. Constantemente, com paixão, ele os exortava a agir, mas ninguém se movia. Jeremias não conseguiu sucesso material. Era pobre e sofreu severas privações para que pudesse entregar suas profecias. Foi lançado na prisão (Jr 37) e em uma cisterna (Jr 38).Foi levado para o Egito contra a sua vontade (Jr 43). Foi rejeitado por seus vizinhos (Jr 11.19-21), sua família (Jr 12.6), pelos sacerdotes e falsos profetas (Jr 20.1,2; 28.1-27), por seus amigos (Jr 20.10), seu público (Jr 26.8) e pelos reis (Jr 36.23). Ao longo de sua vida, Jeremias esteve só, proclamando as mensagens de Deus da destruição, anunciando a nova aliança e chorando sobre o destino de sua amada nação.

Aos olhos do mundo, Jeremias não foi um sucesso. Mas aos olhos de Deus, Jeremias foi uma das pessoas mais bem-sucedidas da história. De acordo com o padrão divino, o sucesso envolve obediência e fidelidade. A despeito da oposição e dos custos pessoais, Jeremias corajosa e fielmente proclamou a Palavra de Deus. Foi um profeta obediente a seu chamado.

O livro de Jeremias inicia com o seu chamado para ser profeta. Os 38 capítulos seguintes são profecias sobre Israel (Reino do Norte) e Judá (o Reino do Sul). Os capítulos 2 a 20 contêm assuntos gerais, aos quais não se pode atribuir uma data.O tema básico da mensagem de Jeremias é simples: Israel deveria arrepender-se e voltar-se para Deus, caso contrario Ele castigaria a nação. Como o povo rejeitou essa advertência, Jeremias começou a predizer a destruição de Jerusalém. Este acontecimento terrível é descrito no capítulo 39. Os capítulos 40 a 45 descrevem os fatos que se seguiram à queda de Jerusalém. O livro termina com profecias relativas a várias nações (Jr 46-52).


À medida que você ler o livro de Jeremias, imagine a agonia que ele sentiu em relação à mensagem que deveria entregar, ore como ele fez por aqueles que se recusam a responder à verdade e observe o exemplo de fé e coragem de Jeremias. Então, comprometa-se a ser bem-sucedido aos olhos de Deus!

*******

Propósito: Exortar Israel a abandonar seus pecados e a voltar-se para Deus.
Autor: Jeremias.
Destinatários: Judá (o Reino do Sul) e sua capital, Jerusalém.
Data: Durante o ministério de Jeremias, aproximadamente entre 627 e 586 a.C.
Panorama: Jeremias ministrou sob o governo dos últimos cinco reis de Judá (Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias). A nação caminhava depressa para a destruição, quando foi conquistada pela Babilônia em 586 a.C. (veja 2Rs 21-25). O profeta Sofonias precedeu Jeremias e foi contemporâneo de Habacuque.
Versículo-Chave: "A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao Senhor, teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos" (2.19)
Pessoas-Chave: Os reis de Judá, Baruque, Ebede-Meleque, o rei Nabucodonosor e os recabitas.
Lugares-Chave: Anatote, Jerusalém, Ramá e Egito.
Características Particulares: Este livro é uma combinação de história, poesia e biografia. Jeremias freqüentemente usou alegorias para exprimir sua mensagem.

(Texto extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal da CPAD)

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo