6 de out. de 2011

Cristão



"Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Marcos 8.34)

Leitura Bíblica Marcos 8.31-38

Segundo o dicionário, cristão é "aquele que professa ou frequenta igreja de uma das modalidades do cristianismo". Muitos assim crêem. Alguns restringem as "modalidades" aceitáveis; para outros, cristão é quem acredita em determinada interpretação da Bíblia, aceita um conjunto de ensinos, tem determinado código de conduta, pratica determinadas prescrições dos líderes, e assim segue.

Nos dias de Jesus, era comum que se escolhesse ser discípulo de um determinado mestre. Isto era feito literalmente seguindo-o por toda a parte enquanto se aprendiam suas lições na prática do dia-a-dia, tornando-se seu aprendiz. Enquanto Jesus ensinava e curava as multidões, era fácil andar com ele todos os dias; mas quando começou a ensinar o que sua missão envolvia, até mesmo Pedro (que parecia tê-lo compreendido tão bem) ficou confuso. Quem não ficaria? Muita gente quer uma religião para conseguir uma vida melhor!

As Escrituras são claras quando dizem que não será o nosso sacrifício que nos há de justificar perante o Criador. O que significa então a cruz?  Seguramente não é ter uma doença grave ou mesmo um parente chato, nem mesmo sofrer em troca de recompensa.

Jesus, o Mestre, mostrou a nós aprendizes como fazer: não apenas tomou fisicamente a cruz quando foi necessário, mas bem antes disso, a cada dia, manteve-se fiel à sua missão: tentado com a glória do mundo, rejeitou atalhos, fez escolhas mesmo sabendo que resultariam na cruz, porque seu compromisso era radical.

O termo "cristão" está desgastado pelo uso, mas seu significado real é o de ser aprendiz de Jesus, agir como Ele, imitando radicalmente seu caráter, seja qual for o custo, submetendo-se ao Espírito Santo de Deus e aplicar-se a compreender mais dele para ter um caráter como o de Jesus Cristo.

Ainda tenho muito que aprender sobre isto. E você?

(Texto de Miguel Herrera Jr., São Paulo -SP extraído do Livro Pão Diário)

Jesus usou a imagem da cruz sendo carregada para ilustrar a suprema submissão exigida de seus seguidores. O Senhor não se opõe ao prazer nem nos recomenda a procurar a dor. Carregar a cruz diz respeito ao esforço heróico necessário para seguir a Jesus em todos os momentos, fazendo a vontade dEle, em meio às dificuldades do presente e quando o futuro parecer pouco promissor.



Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo