1 de jun de 2011

Davi

Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus – em resumo, um dos maiores homens do Antigo Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso,adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus. Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas grandezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração” (At 13.22).
Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e perdoadora natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas transgressões. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua benção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as consequências de seus pecados.
Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as consequências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram. Com freqüência parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as consequências resultantes deles. Quais mudanças seriam necessárias para que Deus encontrasse este tipo de obediência em você?
Pontos fortes e êxitos: Maior Rei de Israel. Antepassado de Jesus Cristo. Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11. Descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração.
Fraquezas e erros: Adulterou com Bate-Seba. Planejou o assassinato de Urias, marido de Bate-Seba. Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo. Não lidou decisivamente com os pecados de seus filhos.
Lições de vida: A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles. O perdão não remove as conseqüências do pecado. Deus deseja a nossa total confiança e adoração.
Informações essenciais: Local: Belém e Jerusalém. Ocupações: Pastor, músico, poeta, soldado e rei. Familiares: Pai – Jessé; esposas – Mical, Ainoã, Abigail e Bate-Seba; filhas – Tamar e outras; irmãos – sete. Contemporâneos: Saul, Jônatas, Samuel e Natã.
Versículos-chave: “Agora, pois, Senhor Jeová, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê,pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor Jeová, o disseste; e com a tua bênção será sempre bendita a casa de teu servo” (2Sm 7.28,29).
Sua história encontra-se em 1 Samuel 16 a 1 Reis 2. Seu nome também é mencionado em Amós 6.5; Mateus 1.1,6; 22.43-45; Lucas 1.32; Atos 13.22; Romanos 1.3; Hebreus 11.32.
(Texto extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal da CPAD – e trecho extraído da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal da CPAD)

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo