28 de dez. de 2011

Avaliação


"Foste pesado na balança e achado em falta" (Dn 5.27)

O fim de um ano sempre traz a oportunidade de fazer avaliações e balanços da vida e de traçar metas para o novo ano.
Ao avaliarmos o ano velho, olhamos para trás procurando entender as experiências que tivemos, os caminhos que o Senhor nos permitiu andar e as lições que podemos aprender com cada situação. Quando uma empresa faz o balanço no final do ano, o resultado pode ser positivo ou negativo;pode resultar em lucro ou prejuízo. Assim também é a nossa vida. As experiências que vivemos neste ano que passou podem-nos ter levado para mais perto de Deus, nos ajudado a crescer e amadurecer, a abençoar nossa família, os amigos e colegas, mas podem também ter-nos dado prejuízos. Talvez em algumas experiências crescemos espiritualmente e fomos uma benção para os outros. Com outras talvez não soubemos lidar e perdemos a oportunidade de crescer e amadurecer e não fomos um instrumento de Deus para abençoar os outros.
No entanto, é importante aprender, até mesmo com nossos erros. Um erro pode ser uma experiência positiva se aprendermos como não se deve fazer algo. Infelizmente, nem sempre temos a habilidade e a humildade de aprender com nossos erros. É muito mais comum tentarmos justificar-nos ou encontrar um culpado para nossos fracassos. Só que, se fizermos isso, não aprendemos nada com o erro, e a tendência é repeti-lo na próxima vez.
Na leitura bíblica de Gênesis 42.1-22, os irmãos de José tiveram uma oportunidade de avaliar o que haviam feito no passado. Foi um momento muito difícil para eles. Se tivessem aprendido a lição antes, Deus não precisaria ter falado tão duro dessa vez. Uns aprendem pelo amor, outros só aprendem pela dor. Por isso, aproveite este fim de ano para avaliar o que passou e corrigir os erros, antes que seja tarde. Hoje nós podemos nos avaliar. Um dia Deus nos avaliará. Hoje Jesus é nosso advogado. Um dia será nosso juiz.

Texto de Helmuth Scholl, Curitiba - PR
Extraído do livro Pão Diário

2 Comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso... Sou leitora do pao diário e também vou postar esta reflexao no meu blog.
Deus continue abençoando voces.
Feliz Ano Novo!

*Neiva* disse...

Obrigada Jael , já comprei o novo pão diário e esta uma benção.
Vou visitar seu blog e esteja sempre por aqui...
Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre com vc.

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo