15 de set. de 2011

A Unção do Sentinela



Fique Alerta

A Bíblia fala de vigiar, de varias maneiras e por diferentes motivos. Este estudo é sobre a unção do atalaia: nosso chamado e preparo como intercessores a fim de estarmos prevenidos e para orar contra os esquemas de Satanás. Esse é um aspecto muito importante de nossa intercessão.

“Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6.18 

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” 1Pedro 5.8

“Porque não ignoramos os seus ardis” 2Coríntios 2.11

Ele nos mostra 4 conclusões de como devemos ficar alerta.

A proteção contra os ataques de nosso inimigo, mesmo para os crentes, não é automático. Nós temos uma parte a desempenhar. Embora Deus seja soberano, isso não significa que Ele esteja no controle de tudo o que acontece. Ele tem deixado muitas coisas sob as decisões e ações da humanidade. Se Deus devesse nos proteger ou salvar dos ataques de satanás independentemente do que fizéssemos, esses versículos seriam totalmente irrelevantes para os cristãos. 

O plano de Deus é advertir e alertar contra os ataques de Satanás. Isso pode ser deduzido do simples fato de que , já que Deus não nos diz para ignorarmos as táticas de Satanás, Ele deve estar querendo nos conscientizar dessas táticas.Se o Senhor nos diz para estarmos alertas, isso deve significar que, se vigiarmos, Ele vai nos alertar: Deus não nos pede para fazer algo que Ele também não esteja nos capacitando a realizar.

Devemos esta alerta, manter vigilância, ou então não perceberemos as tentativas de Deus em nos advertir dos ataques e planos de Satanás. Se esses ataques fossem sempre óbvios, seria inútil vigiar: Isaias 56.10 fala de um atalaia cego. Que figura! Temo que essa seja uma descrição bem adequada de muitos no que diz respeito ao nosso papel como atalaias. Muitas vezes nós somos como os discípulos: temos olhos, mas não vemos (Mc 8.18).

Se não ficamos alertas e vigilantes, se formos ignorantes dos esquemas de Satanás, ele vai ter a maior parte. Ele vai obter lucro sobre nós, tirar vantagem de nossa ignorância. Ao contrário da crença popular, realmente podemos ser destruídos devido á ignorância “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4.6)
Pode ser que não gostemos muito de admitir isso, mas Satanás realmente tem conquistado muito território na América. Não seja como um nômade no deserto que acordou com fome certa noite e decidiu fazer uma refeição. Acendeu uma vela, pegou uma tâmara e deu uma mordida. Segurando á luz da vela, ele viu uma larva, e então jogou a tâmara fora da tenda. Mordeu a segunda tâmara, encontrou outra larva e também jogou-a fora. Percebendo que ficaria sem nada para comer se continuasse a jogar as frutas fora, ele apagou a vela e comeu as tâmaras. As vezes também preferíamos as trevas da mentira do que luz da verdade. Embora a verdade possa doer, as vezes, ela ainda é a verdade.

“Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6.18 

 “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” Lc 21.36

Esses versículos, associam agrupneo e kairos, o tempo estratégico.Há duas palavras gregas para ”tempo”: uma é chronos, que significa tempo em geral “tempo geral em que algo é feito”; a outra e kairos, é o tempo estratégico ou “tempo certo”“O momento oportuno em que algo deve ser feito”.

Os troféus da intercessão

(História de Cindy Jacobs: livro Possuído as portas do inimigo)
Essa é a unção do atalaia em operação, sentido o perigo em um tempo Kairos e estabelecendo cercas (paga) intercessão de proteção através da intercessão.
Um Pastor tinha sempre 1:00 de intercessão de manhã cedo.
Num determinado dia, porém ele sentiu uma forte inclinação do Espírito Santo para orar mais. Então ele continuou orando por mais uma hora. Após duas horas, ele ainda sentia necessidade de continuar orando; por isso perseverou pela a terceira hora pedido a proteção e a bênção de Deus naquele dia, Então ele sentiu-se aliviado daquela necessidade de orar mais e parou. Naquela noite, quando ele estava cortando a grama, sentiu algo tocar várias vezes em sua perna. Ele olhou para baixo e viu uma cobra cascavel enrolada, tentando atacá-lo, mas ela simplesmente não conseguiu acertar o bote. Em vez disso, ela continuava se debatendo ao redor de sua perna.Porque ele havia sentido necessidade de orar por mais tempo naquela manhã? O que ele estava fazendo? Entre outras coisas estava edificando “cercas” de proteção através da oração-Paga.

O Atalaia Bíblico 
Qual era seu propósito? O temo “atalaia” vem do Antigo Testamento e era usado para descrever o que nós hoje chamaríamos de “sentinelas”, “guardas”, ou “vigia”. Essas pessoas eram responsáveis primeiramente por proteger duas coisas: as vinhas ou os campos contra ladrões e animais; e cidades contra forças invasoras.Os que vigiavam as colheitas ficavam em cima de rochas, casas ou torres para terem um bom campo de visão. As torres ou postos avançados nos campos geralmente tinham quarto de dormir revezando sempre dia e noite durante a colheita assim tinha atalaia 24:00 por dia. Em épocas de colheitas, a necessidade de atalaias é maior, já que o ladrão vai fazer tudo que puder para roubar a colheita. Não é de surpreender que Deus tenha precedido a maior colheita de almas que o mundo já viu- que esta acontecendo agora – com um maior despertar para a oração da história . O Senhor da colheita é sábio. Ele tem sentinelas vinte e quatro horas por dia “vigiando” a colheita. Esses atalaias ficavam nos muros da cidade onde eles podiam agir como sentinelas. 

Vigiando os mensageiros 
Os atalaias experientes são freqüentemente alertado pelo o Espírito Santo, antes que eles tenha qualquer evidência concreta, de que não se deve acreditar em certos mensageiros. Eles reconhecem os “lobos” que são enviados para devorar o rebanho, ou “ mercenários” com motivações impróprias. Eles trazem advertências para os que estão na liderança. Eles os reconhecem “pelo seu modo de andar”, como se algo não estivesse certo. Eles sentem e discernem. Eu tenho aprendido a ouvir meus atalaias de confiança.Quando eles dizem que estão preocupados com isso ou aquilo.Geralmente, eles estão certos. A maioria das falsas doutrinas, divisões e destruição no corpo de Cristo poderia ter sido evitada se os atalaias vigiassem e os líderes ouvissem! Pedro fala dessa necessidade em 2Pedro 2:1,2.

Vigiando o Inimigo 
Os atalaias do muro vigiavam a aproximação de qualquer inimigo. Quando eles viam um perigo em potencial se aproximando, eles soavam um alarme, gritavam ou um tocava a trombeta. Os soldados então podiam se preparar para a batalha e defender a cidade. Os atalaias hoje em sentido espiritual fazem assim: Alertam o corpo de Cristo contra os ataques do inimigo, quando os atalaias estão agindo corretamente, nós nunca seremos pegos de surpresa por Satanás e suas forças. Como atalaias, nós não vivemos com medo do adversário, nem vivemos em “ ignorância” dele. Ao contrario do que algumas pessoas ensinam, vigilância e prontidão não são sinônimos de preocupação. Uma tática comum do inimigo para dissuadir os cristãos de vigia-lo é acusa-los de dar ênfase exagerada aos seus ataques.

O Vigilante Vê Adiante
O vigilante não guarda apenas as cidades e os campos. As palavras Hebraicas traduzidas por “atalaia” são natsar, shamar e tsaphah. Elas significam Vigiar para guardar e proteger, mas também por “colocar cerca ao redor de algo” como um espinheiro, por exemplo. Eles também têm conotação de esconder ou encobrir algo. O atalaia, através da intercessão, cria um lugar secreto de proteção (Salmo 91).Outro significado interessante de tsaphah é “inclinar-se para a frente e observar á distancia”. Há aí uma clara conexão com a oração. O vigilante olha adiante,”observando á distância” para prever os ataques do inimigo. Ele age de antemão, não reage apenas, Isso é intercessão profética!

Seja Defensivo- Não Deixe A Serpente Entrar. Gênesis 2.15

Ele enfatiza um ponto importante: a primeira menção desse termo nas escrituras nos mostra uma das principais responsabilidades do atalaia:
 
“ Não deixe a serpente entrar!” Guarde ou proteja o que Deus tem confiado aos seus cuidados contra a usurpação sutil da serpente. Mantenha a serpente fora de seu jardim!...De sua casa,de sua família, cidade,nação!... Não deixe entrar!

Em Gênesis 30.31 o conceito de atalaia é usado para guardar um rebanho. Não é preciso muito discernimento para ver que há uma correlação aqui. Nós podemos guardar um rebanho de Deus através da intercessão.

Eclesiastes 12.3 refere a proteger uma casa.

Salmo 127 fala de guardar uma cidade.

1Samuel 26.15 e 28.2 fala de vigiar uma pessoa.

Provérbios 4.23 nos instruir a guardar nosso coração.

Essas três palavras hebraicas também são traduzidas de outras maneiras para temos uma compreensão mais completa:


1º Guardar ou guarda: Aparece pelo menos 250 vezes. O atalaia mantém as coisas, lugares ou indivíduos em segurança.

Vigia: Os atalaias são vigias.

3º Guarda –costa: Os atalaias guardam indivíduos, protegendo-os do perigo e do mal.
Eles são escudos – os agentes do serviço secreto do reino, que guardam e protegem os outros. Os atalaias representam Jesus vigiando os outros.

Muitas vezes meus problemas e distrações são “lançados” sobre outros, e eles o “levam embora para longe de mim”. Eu fico agradecido e sou sábio o bastante para reconhecer que devo muito de meu sucesso á fidelidade desses intercessores. Que conforto saber que tenho guarda-costas no espírito! Haveria menos vítimas em nossas fileiras se tivéssemos mais atalaias fiéis.Peter Wagner, em seu livro (Escudo de Oração) apresenta cinco razões por que os pastores e outros líderes cristãos precisam da intercessão constante de muitos, atalaias.No livro (Um Poderoso Guerreiro): tem um guia diário de sugestão para orar por líderes espirituais, que Wagner resumiu da seguinte maneira:Domingo: favor de Deus (revelação espiritual, unção, santidade);Segunda-feira: favor de outros (congregação, equipe de ministério, descrentes);Terça-feira: visão (sabedoria e revelação, motivos, orientação);Quarta-feira: espírito, alma, corpo, (saúde, aparência, atitudes, saúde física e espiritual);Quinta-feira: proteção (contra tentação, engano e inimigos);Sexta-feira: financias (prioridades, bênçãos);Sábado: Família (geral, esposa e filhos).4º Porteiro (Vigia): Os atalaias têm a capacidade espiritual (oração em secreto) de determinar quem ou o que entra ou sai de casa, da vida de suas famílias, suas igrejas, suas cidades, etc. Eles discernem pelo Espírito Santo o que tem permissão para entrar e, através da oração, abrem ou fecham a porta. Eles invocam a obra do Espírito Santo e rejeitam as obras das trevas. Eles colocam cercas, mantêm os inimigos de fora. Às vezes quando algum intercessor me confronta dizendo que algo impróprio tem entrado furtivamente em nossa comunidade, eu respondo: “O que aconteceu? Vocês não estavam em serviço?” Eu diria simplesmente ao Corpo de Cristo: “Não condenem seus pastores. Vocês também são responsáveis por guardar a porta”.

5º Preservar ou Preservador: Os atalaias preservam as coisas ou impedem que elas sejam arruinadas e destruídas. Eles preservam a vida, a unção, o mover de Deus e muitas outras coisas cobrindo- as de oração.

6º Prestar Atenção: O atalaia precisa esta alerta. Eles devem presta atenção. Como soldados, Deus “chama nossa atenção”. Há vidas em jogo. A colheita deve ser protegida. Prestem atenção, atalaias!

7º Observar: Observar é o mesmo que prestar atenção mas, pode ser acrescentado como á contemplação e á inteligência. Não olhe apenas, seja observador. É muito simples: Os vigias vigiam! Eles observam o que os outros não vêem. Às vezes, podemos observar muitas coisas em oração, antes mesmo que aconteçam.

8º Conservar: Os atalaias conservam as coisas para o Senhor . Eles são o pessoal da manutenção. Eles podem não estabelecer a visão, edificar ou plantar como os outros fazem, mas cuidam da manutenção. Eles mantêm as coisas funcionando bem e impedem interrupções. Eles mantêm a unção, a integridade, a saúde e muitas outras bênçãos necessárias ao reino.


9º Tomar Cuidado: Os atalaias devem ser bem informado, vigilante e ficar alertas 1º Pedro 5.8 nos adverte a sermos de espírito sóbrio. Tome cuidado sempre intercessor! Vigie por causa do leão e quando você o vir em ação, “enfrente-o” imediatamente, executando a vitória do calvário.

Coloque cerco ao inimigo: Atos como reconciliação, arrependimento, mapeamento espiritual, caminhadas de oração e marchas tem removido sistematicamente de satanás seu domínio sobre lugares igrejas e pessoas levado o avivamento e a salvação de vidas. ESSAS e outras estratégias são parte da unção de atalaia que Deus tem liberado sobre a Igreja. O Corpo de Cristo esta aprendendo a derrubar sistematicamente as fortalezas das trevas. Deus esta nos dando capacidade, por seu Espírito, para discernir os planos do inimigo, suas resistências, franquezas e pontos de entradas, para detê-lo e conquistar as nações, cidades e indivíduos através da oração. As fortalezas das trevas estão sendo derrubadas. Os prisioneiros das fortalezas satânicas estão sendo libertos. Cercos estão sendo colocados no espírito. Deus está nos mostrando o que ligar e desligar, e também como faze-lo. Há oposição claro. Uma coisa que impede esse tipo de oração é o elemento tempo. O próprio conceito de colocar cerco implica uma duração de tempo. Pode levar dias, semanas ou anos de intercessão diária para abrir uma brecha. Creio que isso pode ser apressado por mais oração inteligente e instruída, como também pela a multiplicação do poder da concordância.

Conquistando Cidades e Nações Para Deus.
Deus trata com coletivo: 
1º Cidades receberam mensagens e profecias: Jonas 1.2 ,Naum 3.1,Miquéias 6.9 
2º Cidades e nações foram julgadas: Nìnive, Sodoma, Gomorra, A nação de Israel foi julgada como um todo em muitas ocasiões nas Escrituras.
3º Cidades e nações eram governadas por principados: Tiro Ezel 28.12, Efésios Atos 19.28.
4º Cidades têm um nível de fé ou de incredulidade: Nazaré Marcos 6:5.6.
Esse fato é o que também fundamenta nossa intercessão em favor de grupos de pessoas,nossas cidades e nações.Somos capazes de colocar cerco em redor delas e conquista-las para Deus.

Cidades Transformadas :
Canaã,uma terra amaldiçoada Gen 9.25, tornou-se a terra prometida da bênção.
Jerusalém, fortaleza de gigantes iníquos, tornou-se a cidade de paz.
Deus pode faz isso novamente hoje em dia? Nossas cidades e nações poderiam ser profundamente transformadas? Sim. Ele está nos pedindo, como Ele fez com Ezequiel, que olhemos para os ossos secos de nossa nação, homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres, os feridos e os que pensam que estão bem, e respondamos a mesma pergunta que ele fez ao profeta: “Podem esses ossos reviver?” Eu respondo que eles podem. O que você diz?

Você Está Pronto?
Nós precisamos ser como Sam e Jed: 
Ouvindo que um prêmio de cinco mil dólares estava sendo oferecido pela captura ou morte de lobos, eles se tornaram caçadores de recompensa. Acordando numa noite, Sam viu que eles estavam rodeados por cinqüenta pares de olhos cintilantes - lobos ávidos lambendo os lábios de fome. “Jed, acorde”, ele sussurrou ao seu companheiro que dormia. “Nós estamos ricos!”
Nós precisamos ver a multidão de descrentes ao nosso redor, não como ameaça, mas como oportunidades. Nossa tarefa seria esmagadora se não fosse o fato de que nós dependemos da força e da capacidade de Deus, não da nossa própria. Vamos! Levante-se, Deus e que seus inimigos sejam derrotados. Vamos encher nossos alforjes de pedras da vitória e correr contra o Golias. Vamos demonstrar a soberania de nosso Deus. Vamos rosnar! Vamos rugir! Vamos deixa Jesus viver através de nós.Ele está pronto; e você?Você está pronto para seguir seu chamado como intercessor?...Representar Jesus como o reconciliador e guerreiro?Distribuir os benefícios e a vitória de Deus?...Ir ao encontro, levar embora, colocar cercas de proteção?Você está pronto para ser uma ponte sobre as águas, para acertar o alvo?...Para encher algumas taças, fazer algumas declarações, vigiar e orar?Você está pronto?

Lembre-se: A vida é frágil VIVA-A COM PAGA! Significado:“INTERCEDER”

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Agradeço a sua visita. Deixe seu comentário.

Visitas

Web Radio Rhema

Divulgue em seu site

Eu Faço Parte

Meu Site

Seguidores

  ©" Edificar Vidas " - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo